RESÍDUOS CLASSE I E CLASSE II.
Possuem propriedades como inflamabilidade, toxicidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade. E por apresentarem periculosidade, devem ser tratados e destinados de modo especial, utilizando veículos Licenciados, Aterros Licenciados, Tratamentos como Coprocessamento Licenciado sendo que todo o processo deve ser acompanhado por documentação especial chamado MTR – Manifesto de Transporte de Resíduo.
Eles oferecem capacidade de reação química em certos meios. Este grupo inclui matérias orgânicas, papéis, vidros e metais, que podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, com a avaliação do potencial de reciclagem de cada item.
Esses Resíduos possuem baixa capacidade de reação e podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.
Exemplos: Resíduos contaminados com óleo, Resíduos Contaminados com Tinta Base Solvente, Resíduos contaminados com Graxa, Resíduos Contaminados com tinta base água, Latas de tinta, Embalagens de Vazias contaminadas, Resíduos contaminados com cola, Resíduos de Varrição, Filtros de Cabine de Pintura, Lodo de Estação de Tratamento, Panos e Estopas contaminados, Equipamento de Proteção usados, Uniformes usados, Lâmpadas Fluorescentes, Tonner de Impressoras, Alimentos vencidos, Resíduos Orgânicos de Restaurantes, Cosméticos vencidos, Pilhas, Isopor, Filtros de óleo, Medicamentos Vencidos, Galhos e Podas, Fuligem, Resíduos Galvânicos, Resíduos de Disco de corte, Resíduos de MDF, Resíduos de Lonas de Freio, Produtos Apreendidos, Gesso, Fluido de Usinagem, Resíduos de Exumação, Resíduos de Resina, Resíduos de Laboratório, Pneus, Para-brisas, Lã de Vidro, Telha de Amianto, Resíduos de PVC, Carvão Ativado, Resíduos Tecnológicos, Resíduos têxteis, Filtro de Ar.
Exemplos: materiais orgânicos, papel, vidro, metal, sucata de ferro e aço.
Exemplos: entulhos, pedras, areia, sucata de ferro e aço.